sábado, 17 de setembro de 2011

LOCALIZAÇÃO

 
O Sudeste Asiático é limitado: ao norte pela a cordilheira do Himalaia; ao sul e a oeste pelo Oceano Índico; e a leste pelo Oceano Pacífico. É uma das cinco regiões da Ásia, e, com uma área de mais de 45 milhões de km², engloba partes do continente, como as penínsulas da Indochina (Camboja, Laos, Mianmar, Tailândia e Vietnã) e da Malaia (Malásia e Cingapura). Além de várias ilhas (Brunei, Filipinas, Indonésia e Timor-Leste).

Estes países estão organizados na ASEAN (Associação das Nações do Sudeste Asiático).


POPULAÇÃO
Possui uma alta taxa de crescimento populacional.
Apenas Indonésia, Filipinas, Mianmar, Tailândia e Vietnã juntos têm uma população correspondente a 360 milhões.
Uma característica interessante dessa região encontra-se na distribuição da população no território. Aproximadamente 70% dos habitantes vivem no campo. O Delta do Mekong e a Hong são as áreas mais densamente povoadas.
Por esse motivo, atualmente, vem ocorrendo uma intensificação no processo de urbanização dos países do Sudeste Asiático. O que, por falta de organização e planejamento prévio, desencadeia uma série de problemas sociais.
Quando ocorre crescimento nas taxas de urbanização de forma acelerada, há desprovimento de serviços básicos, como pavimentação asfáltica, iluminação, água tratada, esgoto e saúde. Ou seja, as cidades, principalmente Jacarta (Indonésia), Bangkok (Tailândia), Ho Chi Minh e Hanói, não conseguem receber dignamente o elevado número de habitantes, pois a infraestrutura urbana fica sobrecarregada. Nos centros urbanos com tais características, os indicadores sociais são os piores, na Tailândia, por exemplo, a taxa de mortalidade infantil é de 34%, mas existem países, como o Camboja, que esse percentual aumenta para 72,5%.


ECONOMIA

Como já foi dito, cerca de 70% da população vive no campo, o que foi reforçado para deixar claro que os países pertencentes a esta região tem sua economia ligada à produção primária.

As bases da economia dos países do Sudeste Asiático são agropecuária e o extrativismo, o que resulta na inserção da metade da população economicamente ativa no setor primário.

As atividades agrícolas são intensas nessa região e os principais cultivos serão listados mais à frente.

A pesca é uma atividade econômica importante, especialmente na Malásia e na Tailândia.

O Sudeste Asiático é também um grande produtor de estanho (Malásia) e madeira e petróleo (Indonésia). Uma curiosidade: a Indonésia é um dos membros da Opep (Organização dos países exportadores de petróleo) que reúne os maiores produtores de petróleo do mundo.

No setor industrial, em geral, a produção é restrita, devido à atividade primária ser a mais difundida e dos países ainda não terem ingressado em um processo de industrialização efetiva. Apesar disso, alguns países se destacam nesse seguimento produtivo, como: Cingapura, Tailândia, Brunei e Malásia. Isso é resultado de vultosos investimentos oriundos de capitais externos, especialmente japoneses.

HIDROGRAFIA

Rio Mekong
Os mares em torno sudeste da Ásia são: a Baía de Bengala Ocidental, ao sul do Oceano Índico e do leste do Oceano Pacífico, com uma série de mares e golfos na região como o Golfo da Tailândia, Mar da China, o Mar de Celebes e outros. As terras baixas são drenadas por cursos de água de grande importância regional, como, por exemplo, o Mekong, que banha terras de Mianmar, Laos, Tailândia, Camboja e Vietnã, sendo que no Vietnã ele forma um amplo delta, antes de desembocar no mar da China Meridional. Ele é acompanhado pelo lago Tonle Sap, que é o mesmo nome no território do Camboja. A importância do lago é marcada pela fundação em seus bancos de Angkor.

VEGETAÇÃO

Nas áreas peninsulares do Sudeste Asiático há a ocorrência de florestas tropicais, favorecida pelo predomínio do clima tropical úmido, sujeito a regime de monções.

As chuvas periódicas na Indonésia também favorecem o desenvolvimento de florestas tropicais e da vegetação de savana.

Nos territórios do arquipélago, constata-se a existência do clima equatorial, o que contribui para que grande parte do seu território seja coberta, a exemplo do que ocorre na Amazônia, na América do Sul, e no Congo, na África, por uma exuberante floresta equatorial.

Na maioria do litoral da Malásia, há predominância de vários tipos de palmeira, atrás dos manguezais. Nos litorais não sedimentados há trechos de praias arenosas, com vegetação resistente à presença do sal. Mais comum ainda é o coqueiro, que floresce nas densas margens costeiras.


RELEVO

Nas áreas peninsulares o relevo é marcado pelo predomínio de baixos planaltos e planícies, que, como já foi dito, são drenados por cursos de água de grande importância regional (exemplos já citados no tópico hidrografia).

O domínio do arquipélago tem o relevo marcado pela presença de conjuntos montanhosos de origem terciária, conjuntos montanhosos que se encontram em intensa atividade vulcânica e sísmica. Uma curiosidade: isso ocorre porque as ilhas que o Sudeste Asiático engloba estão localizadas em uma faixa de terra do planeta denominada de Círculo do Fogo Pacífico, que se encontra sobre zonas de contato entre placas tectônicas existentes na crosta.
Dessa maneira é comum a ocorrência de vulcões nessa região. Há a ocorrência inclusive de vulcões ativos. Outra curiosidade: o Krakatoa, localizado na Indonésia, que é um exemplo de vulcão ativo no Sudeste Asiático, entrou em erupção pela última vez em 1886. Também é comum a ocorrência de terremotos e maremotos, como o que ocorreu em 2004, provocando a formação de ondas gigantescas (tsunamis), que ocasionaram grandes desastres em vários países da região. As causas e implicações decorrentes desse desastre, que gerou a morte de mais de 150 mil pessoas no Sudeste Asiático e no subcontinente indiano, têm sido alvo de ampla divulgação na mídia e de solidariedade internacional. Em que pese essa solidariedade, o nível de destruição provocado em alguns países da região indica que a reconstrução de suas economias ainda levará anos para se concretizar.
AGRICULTURA

Como já foi dito, a maioria da população do Sudeste Asiático vive na zona rural, mostrando uma forte ligação com as atividades primárias.

Cultivo de arroz
É característico dessa região pouca mecanização da agricultura e oferta de trabalho abundante

Dentre as atividades agrícolas desenvolvidas no Sudeste Asiático, o cultivo de arroz é um dos destaques, o qual é realizado na maioria dos casos às margens de rios, mais especificamente, nos deltas dos rios Irrawaddy, Mianmar, Chão Phraya, Tailândia, Mekong e Vietnã.

Outra cultura de grande relevância para a economia do Sudeste Asiático é a seringueira, especialmente na Malásia, tendo em vista que esse é o maior produtor de látex de origem vegetal do mundo. O Sudeste Asiático é também um grande produtor de chá, cana-de-açúcar e pimenta-do-reino.
CURIOSIDADES

O Sudeste Asiático é um verdadeiro amplo quebra-cabeça de ilhas, penínsulas, deltas e estreitos espalhados entre o oceano Índico e o Pacífico.

Enquanto os países insulares cresceram, principalmente, por meio do comércio e do poder marítimo, as nações e civilizações da região se aninharam nos férteis vales e deltas dos rios.

Essa conturbada região do maior continente do mundo é uma extensão cultural da Índia e da China.

Sudeste Asiático


CULTURA


O Sudeste Asiático tem forte influência cultural da índia e da China. A maioria dos países é multicultural, mas os costumes variam.
No sudeste da Ásia há uma grande diversidade étnica, apesar de grande parte da população ter a pele amarela.

Justamente por ser uma extensão cultural da Índia e da China, as religiões majoritárias são o budismo e o islamismo. Hoje, o Islã radical é uma fonte de conflito, especialmente na Indonésia, Filipinas e sul da Tailândia. A religião é também uma causa de instabilidade em Timor Leste, já que nessa região 90% da população é católica.

A culinária e o modo de se vestir do Sudeste Asiático também variam muito com relação às influências culturais. Exemplo na foto abaixo.
Cingapura: influência ocidental  Malásia: influência muçulmana