sábado, 17 de setembro de 2011



ECONOMIA

Como já foi dito, cerca de 70% da população vive no campo, o que foi reforçado para deixar claro que os países pertencentes a esta região tem sua economia ligada à produção primária.

As bases da economia dos países do Sudeste Asiático são agropecuária e o extrativismo, o que resulta na inserção da metade da população economicamente ativa no setor primário.

As atividades agrícolas são intensas nessa região e os principais cultivos serão listados mais à frente.

A pesca é uma atividade econômica importante, especialmente na Malásia e na Tailândia.

O Sudeste Asiático é também um grande produtor de estanho (Malásia) e madeira e petróleo (Indonésia). Uma curiosidade: a Indonésia é um dos membros da Opep (Organização dos países exportadores de petróleo) que reúne os maiores produtores de petróleo do mundo.

No setor industrial, em geral, a produção é restrita, devido à atividade primária ser a mais difundida e dos países ainda não terem ingressado em um processo de industrialização efetiva. Apesar disso, alguns países se destacam nesse seguimento produtivo, como: Cingapura, Tailândia, Brunei e Malásia. Isso é resultado de vultosos investimentos oriundos de capitais externos, especialmente japoneses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário