sábado, 17 de setembro de 2011

POPULAÇÃO
Possui uma alta taxa de crescimento populacional.
Apenas Indonésia, Filipinas, Mianmar, Tailândia e Vietnã juntos têm uma população correspondente a 360 milhões.
Uma característica interessante dessa região encontra-se na distribuição da população no território. Aproximadamente 70% dos habitantes vivem no campo. O Delta do Mekong e a Hong são as áreas mais densamente povoadas.
Por esse motivo, atualmente, vem ocorrendo uma intensificação no processo de urbanização dos países do Sudeste Asiático. O que, por falta de organização e planejamento prévio, desencadeia uma série de problemas sociais.
Quando ocorre crescimento nas taxas de urbanização de forma acelerada, há desprovimento de serviços básicos, como pavimentação asfáltica, iluminação, água tratada, esgoto e saúde. Ou seja, as cidades, principalmente Jacarta (Indonésia), Bangkok (Tailândia), Ho Chi Minh e Hanói, não conseguem receber dignamente o elevado número de habitantes, pois a infraestrutura urbana fica sobrecarregada. Nos centros urbanos com tais características, os indicadores sociais são os piores, na Tailândia, por exemplo, a taxa de mortalidade infantil é de 34%, mas existem países, como o Camboja, que esse percentual aumenta para 72,5%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário